Encontro Diocesano das Ceb’s
Nos dias 2, 3 e 4 aconteceu em Mangabeiras (Santa Helena) o encontro diocesano das Ceb’s, onde se refletiu o tema: Ceb’s em formação permanente dos discípulos e missionários.
No dia 2, o Pe. Ubirajara nos levou a fazer uma reflexão a partir do evangelho de Marcos: 1, 1; 15-39. Na reflexão vimos que ser discípulos de Jesus é encontrar-se com ele, ter admiração, atração, fascinação por Jesus. É viver os seus ensinamentos, pois não há discípulos sem missão e não há missão sem discípulos.
Foi dito também que não há outro tesouro, outra felicidade, outra prioridade nesta vida que, ser discípulo de Jesus.
Neste contexto foi citado algumas alegrias dos discípulos missionários: alegria da dignidade humana, a alegria da ecologia e do destino universal do bem, a alegria do trabalho, a alegria da família.
No segundo dia (3) a reflexão iniciou a partir do documento 92 da CNBB, que fala da mensagem do povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base.
Com base nesta temática foi visto vários desafios atuais para as comunidades e um deles foi: como viver em comunidade numa sociedade globalizada e urbanizada.
Em seguida a reflexão foi feita mediante alguns questionamentos sobre as Ceb’s:
· O que as nossas Ceb’s já fazem?
· O que pode ajuda-las a melhorar?
· Com quem contar para tornar isso realidade?
Mediante esses questionamentos foi organizado grupos a nível de setor. Após as reflexões feitas pelos setores ficou combinado que as paróquias devem incluir no seu planejamento as seguintes atividades: setorizar formações e celebrações, escolas paroquiais e visitas missionárias, além de incluir o que ficou determinado na Assembleia Diocesana de Pastoral que aconteceu em novembro de 2011.
No último dia (4) foi eleita a nova COORDENAÇÃO DIOCESANA DAS CEB’S:
Coordenação: Iracema e Pe. Maribelton (que foi reeleito)
Assessores: Pe. Rene, Pe. Paulo, Pe. Luis Antonio, Pe. Jovenias.
COORDENAÇÃO DOS SETORES:
Bacuri: Sandoelson e Ilimarcio
Pinheiro: Didica, Raimundinho e Beatriz.
Bequimão e Mirinzal: a definir
Comentários
Postar um comentário