I Congresso Maranhense de Animação Bíblica


Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro de Renovação Carismática em São Luís, o I Congresso Maranhense de Animação Bíblica, e a nossa Paróquia foi bem representada por Silviane.
O congresso teve iniciou às 18 horas da sexta-feira, com a celebração de abertura, e em seguida os palestrantes foram apresentados aos presentes, e cada Diocese se apresentou levando seu banner para a apresentação, encerrando com uma oração.
No sábado o encontro começou às 8 horas, e durante a manhã o estudo foi acerca do Documento 93. As reflexões foram voltadas para a “Animação Bíblica da Pastoral” em um mundo em mudanças e foi presidida pelo Pe. Décio José, ele enfocou a realidade atual que se apresenta para nós cada vez mais entre o mundo virtual e o real. Ele falou que o mundo virtual nos trouxe muitos benefícios, mas também ocasionou uma série de dificuldades que marcam negativamente as pessoas. Diante de tudo isso surgiu o questionamento: Como vamos fazer a animação bíblica de nossas pastorais?
Falou ainda sobre o movimento que aconteceu dentro da igreja relação ao uso da bíblia, pois antes era usadas apenas pelos ordenados e ignorado para o povo e foi através do movimento bíblico da pastoral que ela foi entrando na vida do povo e agora tá cada vez mais forte, principalmente pela animação bíblica das pastorais. Ele concluiu dizendo que “A palavra de Deus é o segredo de nossas vidas.
Em seguida a assessora Martha Bispo iniciou a segunda palestra fundamentando na palavra de Deus o lema do Congresso: “A palavra de Deus é viva e eficaz”. Foi fundamentada na carta aos Hebreus. Falou sobre a bíblia, que é um conjunto de livros que nasce da história e da realidade de um povo que acreditou, que lutou por vida e liberdade na certeza de que Deus estaria com eles. Continuando falou sobre o Império Romano que perseguia os cristãos e estes por sua vez eram sempre tentados a voltar às suas comunidades anteriores para não serem vítimas da perseguição e precisavam ser animados. Por isso o autor mostra claramente que a palavra de Deus é viva e eficaz. Por esse motivo ninguém precisa ter medo, porque Deus garante a vida dos seus amados. Falou ainda, que não é possível conhecer Jesus sem enfrentar os problemas.
A terceira palestra foi ministrada pelo assessor da catequese, da Diocese de Bacabal, José Raimundo, que fez uma síntese das propostas inseridas nos eixos do Documento 97: formação, oração e anúncio, levando-nos a refletir sobre a nossa prática cristã em relação ao zelo pela palavra de Deus, assumindo compromissos concretos para nossas vidas, pessoais e comunitárias.
O terceiro dia de encontro, domingo, iniciou com a santa missa. Logo depois foram apresentadas as considerações finais, onde os palestrantes disseram que nós catequistas temos que abraçar a nossa identidade como catequistas nas formações, nos interessando mais com a leitura orante da bíblia.
Que nós possamos ser como os primeiros discípulos anunciadores da palavra de Deus e que os catequistas saiam e anunciem Jesus nas famílias.
Questionaram ainda: Como podemos utilizar a tecnologia na nossa catequese? Disseram que o primeiro passo era conhecer e nos familiarizar com essas novas tecnologias colocando em prática fazendo estudo em sites da CNBB e outros sites de informações religiosas.

Que acima de tudo possamos fazer uma catequese bíblica.




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre, demitido de suas funções por ser maçom, ‘tenta’ explicar e justificar sua dupla “filiação”