Formação Litúrgica em Mangabeiras


No ultimo final de semana, 16, 17 e 18 aconteceu a formação litúrgica em Mangabeiras a nível diocesano.
O primeiro dia deu-se início com o jantar servido às 19 horas e logo após a “missa da misericórdia”, celebração esta que poderá ser realizada em nossas paróquias, de preferencias às sextas-feiras e no tempo da quaresma, tempo propício para a penitência.
Após a celebração, Santos explicou como aconteceria os três dias de encontro e padre Ribamar Rodrigues frisou a importância da participação de todos, sem dispersão.
Houve confissão com o padre Ribamar Frazão, o qual não pode ficar por ter outros compromissos, mas antes de ir disse que as pessoas dessa pastoral devem fazer esse trabalho com amor, não para nos promover, mas para aproximar as pessoas de Jesus, pois esse sim precisa ser promovido. Disse ainda, que nós somos os responsáveis pela satisfação ou insatisfação dos fiéis.
O segundo dia iniciou-se com a santa missa e logo após o café da manhã.
Padre Ribinha iniciou a formação apresentando a definição de liturgia, que é um serviço ao povo, apresentando Deus como maior liturgo e Jesus como maior serviço à humanidade, ou seja, Deus é a perfeição da liturgia.
Depois do lanche e animação, Santos apresentou o tema: liturgia da Semana Santa, esta que se inicia com a celebração do Domingo de Ramos.
Comentou que na Quinta-feira Santa com a missa do lava-pés inicia-se o Tríduo Pascal, explicando assim parte por parte das celebrações do Tríduo: Quinta, Sexta e Sábado Santo.

Em seguida foi dividido os grupos pra praticar, ou seja, cada grupo organizaria uma celebração da Semana Santa.
A tarde os grupos passaram organizando as celebrações que seriam realizadas em seguida, isto é, as celebrações que seria ensaiadas.
À noite foi apresentada a Vigília Pascal. Na manhã seguinte, domingo, foi realizada a procissão do Domingo de Ramos, em seguida o lava-pés e procissão de ofertório da Quinta-feira Santa e logo após a celebração da Paixão da Sexta-feira Santa.
Pra finalizar, padre Ribinha deu uma última palestra sobre a música na missa, de forma bem descontraída falou sobre quando e qual música usar durante o ritual da missa e quais músicas descaracterizam a liturgia.

Veja mais fotos abaixo:
Veja também os vídeos das celebrações ensaiadas:





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre, demitido de suas funções por ser maçom, ‘tenta’ explicar e justificar sua dupla “filiação”

I Congresso Maranhense de Animação Bíblica