Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral do mês de Setembro


A reunião do Conselho Paroquial de Pastoral do dia 03 de setembro teve início com o padre cantando um mantra e em seguida fazendo a leitura do evangelho, e depois dando espaço para a reflexão.
Após comentar sobre a leitura e dando sua mensagem anunciou a pauta do dia:


Ø    Liturgia Diária
Ø    Calendário Litúrgico
Ø    Festejo Paroquial
Ø    Mês da bíblia
Ø    Mês missionário
Ø    Encontros de Setores
Ø    Festejos das comunidades
Ø    Campanha da Casa Paroquial
Ø    Prestação de contas


Estavam presentes nessa reunião representantes das comunidades Matriz, Fazenda, Fátima, Ponta de Areia, Aparecida, Campelos, Turirana, Itererezinho, Nazaré e Cabeceiras. E as comunidades de Itereré, Caruaru, Alto Alegre, Boa Esperança, São Miguel e Lago não mandaram nenhum representante.
Após Janiel ler o relatório da reunião anterior o padre Maribelton falou sobre o combinado da primeira reunião deste ano, onde a paróquia se comprometeu em comprar uma liturgia para cada comunidade. Disse que já o fez e que ficou num valor de R$ 608,00 e continuou dizendo que o dízimo ainda não avançou muito e que, por isso queria propor que cada comunidade ajudasse a pagar as assinaturas, contribuindo assim com R$ 19,00 cada uma e o dízimo assumirá o restante.
O momento foi aberto para discussão e Paulo comentou que a Paróquia ainda não está colaborando com os 10% da Diocese, mas que estão se organizando para cumprir com esse compromisso. Sandoelso ainda comentou que o dízimo é a saída para a auto sustentação da paróquia, isso evitaria ficarmos pedindo ajuda para as comunidades.
Após a manifestação e aprovação de todos os representantes das comunidades, o acordo foi fechado e ficou concordado assim.
Em seguida o padre apresentou o calendário litúrgico 2012 e pediu que cada representante anotasse os pedidos em sua comunidade e trouxesse para ele juntamente com o dinheiro para a compra.
Anunciou em seguida a abertura oficial da Campanha para as Princesas das Comunidades, falou que a partir daquele momento já poderiam estar trabalhando.
Em seguida o padre falou da importância de estar se usando a bíblia nas celebrações, pois está sendo deixada de lado e aproveitando o ensejo apresentou os livros para os encontros bíblicos nas famílias, que cada comunidade deve se organizar para fazer e no final do mês bíblico que possa estar se organizando uma caminhada da bíblia e encerrar com a celebração.
Falou também do material para o mês missionário que a prioridade era para os presentes, que no final seria distribuído.
Sandoelso comentou sobre os encontros de setores e enfatizou a negativa presença da Matriz. Arimateia disse que o grande problema hoje é na maioria das vezes as faculdades, cursos e capacitações que estão preenchendo todo o final de semana.
Já na discussão do novo item da pauta: Festejo das Comunidades, D. Maria pediu que, se possível o padre pudesse rever a data do festejo de Turirana e mudasse para uma outra, pois a outras festas no povoado no mesmo período prejudicava o festejo.
O padre falou que é realmente um problema, mas que analisará o pedido e que certamente mudará no próximo ano.
Continuado falou que, durante os festejos é um grande problema as comunidades quererem padre todas as noites, disse que não há necessidade e nem possibilidade, e devem tirar da cabeça isso, quando não der para o pároco comparecer devem fazer celebração da palavra sem problema algum.
Leandro da comunidade de Itererezinho falou da dificuldade para a arrecadação do dinheiro para a Campanha da Casa Paroquial, a comunidade ainda está se organizando e somente um grupinho está trabalhando, por isso o dinheiro ainda não chegou.
O padre disse que possui uma conta no Banco Bradesco e as comunidades podem estar usando para depositar seu dinheiro para ficar em um lugar seguro e que não será descontado nada, a comunidade receberá integralmente quando precisar.
Em seguida Paulo apresentou a prestação de contas e falou que é preciso passar essa informação à comunidade e depois fixar no mural ou arquivar para consultas posteriores.
O padre falou ainda sobre a pontualidade tanto nas celebrações quanto nas reuniões, pois está tudo começando atrasado, atrasando também o seu término.
Em seguida distribuiu os livros para os encontros do mês da bíblia, a prestação de contas do mês de agosto, o calendário paroquial, o relatório do mês de agosto, o livro, o cartaz, os envelopes e os folhetinhos para o mês missionário.
Para finalizar Sandoelso fez a oração final e agradeceu a presença de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog