Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral do mês de Agosto



No dia 06 de agosto aconteceu a terceira reunião do ano de 2011. O padre Maribelton iniciou invocando o espírito santo e fazendo uma prece seguida da leitura do evangelho do dia, e depois convidou os presentes a refletir sobre a leitura.
Em seguida apresentou a pauta do dia:


- Construção da Igreja
- Festejo Paroquial
- Liturgia Diária
- Campanha da Bíblia
- Formação de Setor
- CEB’s


 Estavam presentes nessa reunião representantes das comunidades Matriz, Campelos, Alto Alegre, Fazenda, Nossa Senhora de Fátima, Turirana, Caruaru, Aparecida e Itereré e não se fizeram presente as comunidades de Itererezinho, Lago, Ponta de Areia, Cabeceiras, São Miguel, Boa Esperança e Nazaré. Logo depois foi lido o Relatório do CPP do mês de junho, e todos concordaram com o que estava escrito.

Seu Valdiná, falou sobre a precariedade da igreja de Aparecida, que ficaria muito difícil seguir o combinado sobre construções. Padre Maribelton sugeriu que se fizesse uma pequena reforma dependendo de suas condições e que é sempre necessário apresentar à comunidade o que se arrecadou e com que se gastou.

Por fim ficou determinado que seria analisada a situação e uma equipe iria verificar se será possível fazer uma reforma temporária na igreja, até que se possa fazer uma nova.
Em seguida o padre agradeceu as comunidades que participaram da missa de posse. Continuando divulgou as contribuições para a Campanha da Casa Paroquial, já entregue por algumas comunidades e completou dizendo que não chega nem à metade do valor estipulado, pois algumas comunidades ainda não entregaram a sua contribuição e divulgou o nome das comunidades que até o momento ainda não tinham entregado.

Após essa discussão padre Maribelton apresentou a planta da Igreja deixada pelo padre Gerson, em forma de cruz, e declarou que não era de acordo da igreja ser daquele jeito, pois além de dificultar na hora da celebração, pensa que as igrejas precisam transmitir espiritualidade em seus modelos e que as mais modernas não mostram mais isso.
Ir. Zélia falou que concordava plenamente e disse ainda que apoiava também que fosse construída no mesmo local da antiga, pois teriam dois gastos, uma vez que seria necessário reformar a antiga.

Lurdinha da comunidade de Fátima sugeriu que as comunidades ajudassem, doando mão de obra pra evitar gastos com essa parte.
Após discussões e ideias, ficou decidido que a igreja será construída no mesmo local da Igreja atual, e que a planta não será mais em forma de cruz, mas seguirá o modelo da igreja da capa da liturgia do mês de julho de 2011.
O padre lembrou a decisão tomada na última reunião do conselho, em que cada comunidade deve enviar uma candidata para o concurso de Rainha das Comunidades. Completou falando sobre a atitude de alguns fiéis católicos que se envergonham com as doutrinas e tradições da igreja católica, e muitas vezes deixam de participar das caminhadas e procissões com medo de que os protestantes possam criticar. Disse que é preciso mudar essa situação e depende de cada um de nós.
Em seguida Ir. Zélia falou que a assinatura da Liturgia Diária está aberta até o dia 30 de agosto, no valor de R$ 38,00 e o folheto no valor de R$ 9,00.
O padre sugeriu que começássemos a fazer as leituras na bíblia e que deixemos de usar a liturgia e os folhetos durante a celebração, estes serviriam apenas como suporte para a preparação de Missas e Celebração da Palavra. E enfatizou também a importância da Assembleia usar a Bíblia nos momentos das celebrações. A ideia foi aceita pelos presentes e ficou determinado que a partir daquele momento não fosse mais permitidas leituras na liturgia ou folheto durante a celebração exceto o salmo e as preces da Assembleia quando for preciso.
Ir. Zélia sugeriu que tivesse um quadro onde se especificasse as leituras do domingo para ajudar a assembleia acompanhar e evitar que os leitores precisassem estar informando.
Janiel falou que era muito louvável a ideia, pois a liturgia e o folheto deixavam a equipe de liturgia relaxada, pois não se preocupavam mais em criar nada, só pegar o que já estava pronto. Completando o padre disse que fará um folhetinho com as orações eucarísticas para serem acompanhadas pela assembleia.

Sandelso tomando a palavra iniciou o novo item da pauta, CEB’s, e divulgou os encontros já realizados pelo grupo. Falou ainda sobre as formações das lideranças e pediu a participação dos coordenadores de comunidades. Ressaltou o exemplo de Campelos, que fazem atualmente círculos bíblicos nas famílias e sugeriu esse exemplo fosse seguido pelas demais comunidades.
Seu Valdiná declarou que na sua comunidade já acontece esse trabalho e que se realiza sempre nas quintas-feiras, além da juventude que também fazem visitas e se reúnem para oração na igreja.

Uma representante da comunidade de Fátima declarou que também fazem visitas às famílias realizando a novena das mãos ensanguentas de Jesus, mas que a novena do dízimo ainda não foi realizada devido a ausência de alguns membros.
O padre concluiu ressaltando a importância dessa ação e que é muito importante que todas as comunidades sigam o exemplo.
Depois deu alguns lembretes: primeiramente que é preciso repassar na sua comunidade o que se aprendeu nas formações; informou que já se iniciou a criação da Legião Juvenil em Campelos e que já se encontram quinzenalmente; lembrou que é preciso as comunidades informar seus eventos com antecedência para serem colocados no calendário; disse que está sobrecarregado, e que pode vir a celebrar uma única missa para duas comunidades ao invés de uma pra cada, já que há outras necessidades na Paroquia como visitas aos doentes, conversas espirituais, confissões e etc. E lembrou as comunidades sobre as inscrições para ministros e coroinhas.
Em seguida Ir. Zélia apresentou a prestação de contas da festa junina da catequese e agradeceu as pessoas que colaboraram com o evento.
Beth da comunidade de Caruaru, Jocy de Itereré, uma representante da comunidade de Aparecida e D. Maria de Turirana fizeram convites para a participação nos festejos de suas comunidades nos próximos meses e D. Maria informou sobre o concurso de paródia religiosa que irá acontecer e que as inscrições estão abertas.
Padre Maribelton advertiu as comunidades, que pretendem convidar outros padres para celebrar, que se preocupem em contribuir com esportula ou pelo menos com a gasolina gasta para o deslocamento do mesmo. Falou que a equipe do dízimo deve assumir seu papel, pois já está ficando chato ele estar tocando no assunto sempre. Em seguida divulgou a prestação de contas do dízimo enfatizando aquelas comunidades que não contribuem com nada.

Terminados os assuntos da pauta, o padre distribuiu os relatórios das reuniões anteriores e a prestação de contas do dízimo para cada representante ali presente.
Pra finalizar convidou todos a compartilhar a oração final, lembrando que no domingo se celebrava o dia do padre, assim todos pediram nesse sentido.
Após a bênção final, nosso padre preencheu os recibos da Campanha da Casa Paroquial e o lanche foi servido em seguida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre, demitido de suas funções por ser maçom, ‘tenta’ explicar e justificar sua dupla “filiação”

I Congresso Maranhense de Animação Bíblica